AULA DE SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2024. TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2024.

 




Objeto do conhecimento: 

Construção do sistema alfabético.
Construção do sistema alfabético e da ortografia.
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil.
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação.
Localização de objetos e de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado.

Habilidades:


EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.
(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.


.

Objetivo: 

Compreender que o alfabeto é um conjunto de letras com as quais se formam as palavras.
Identificar o traçado das letras de fôrma e cursiva maiúsculas e minúsculas.
Utilizar os termos na frente, atrás e entre para descrever localização de pessoas e de objetos
Reconhecer que o sobrenome indica a origem da família a que cada um pertence?
 Reconhecer os direitos da criança, relacionando-os com a própria vida. 
 Reconhecer que, além das crianças, todas as pessoas possuem direitos garantidos por lei.

Atividade permanente:

Sorteio do ajudante do dia.
Oração
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Chamadinha.
Cantinho da Leitura.

Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA:

ALFABETO.

Leitura pela professora.

Roda de conversa com :Leitura do poema: UM BICHINHO DIFERENTE. (Priscila Ramos de Azevedo) .






MATEMÁTICA:

> NOÇÕES DE POSIÇÃO.

Atividade impressa
Observação e identificação do que brinquedo está entre, na frente ou atrás das crianças, recorte e cole corretamente de acordo com o que se pede.Observe objetos na sala de aula juntamente com os colegas e a professora.






 HISTÓRIA

> DIREITO DA CRIANÇA
Leitura e exibição do poema: Direitos das crianças - Ruth Rocha - Literatura infantil - Poema infantil narrado - Vídeo animado.
Relacionar esse tema com as regras e combinados para o convívio escolar.

Escrever na lousa os cobinados da turma para uma boa convivência na escola.











Avaliação:



ATIVIDADE DE TERÇA-FEIRA, 19  DE MARÇO DE 2024.


Objeto do conhecimento: 

Construção do sistema alfabético.
Construção do sistema alfabético e da ortografia.
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil.
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação.
Localização de objetos e de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado.

Habilidades:


EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhança.

.

Objetivo: 

Compreender que o alfabeto é um conjunto de letras com as quais se formam as palavras.
Identificar o traçado das letras de fôrma e cursiva maiúsculas e minúsculas.
Utilizar os termos na frente, atrás e entre para descrever localização de pessoas e de objetos
Reconhecer que o sobrenome indica a origem da família a que cada um pertence?
 Reconhecer os direitos da criança, relacionando-os com a própria vida. 
 Reconhecer que, além das crianças, todas as pessoas possuem direitos garantidos por lei.

Atividade permanente:

Sorteio do ajudante do dia.
Oração.
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Chamadinha.
Cantinho da Leitura.

Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA:

> ALFABETO.

Roda de conversa com :Leitura do poema: UM BICHINHO DIFERENTE. (Priscila Ramos de Azevedo) .
Formar um círculo com os alunos no cantinho da leitura, convidar o ajudante  do dia para ficar no centro do círculo. Ele deverá  entregar os prendedores com as letras do alfabeto aos colegas, iniciar falando a primeira letra do alfabeto: A . O aluno que recebeu o prendedor com a letra  A, deverá dizer uma palavra que começa com essa letra e prender o prendedor na luvinha que está na mão  do aluno ao centro. E Assim segue o jogo.


(Atividade impressa)



MATEMÁTICA:

> NOÇÕES DE POSIÇÃO.

Atividade impressa
Observação e identificação do que brinquedo está entre, na frente ou atrás das crianças, recorte e cole corretamente de acordo com o que se pede.





 GEOGRAFIA:

> DIREITO DA CRIANÇA
Leitura e exibição do poema: Direitos das crianças - Ruth Rocha - Literatura infantil - Poema infantil narrado - Vídeo animado.
Relacionar esse tema com as regras e combinados para o convívio escolar.











Avaliação:







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE DE QUAR.QUIN. E SEXTA-FEIRA,10,11e 12, DE JULHO DE 2024.

ATIVIDADE DE QUINTA-FEIRA,22 DE AGOSTO DE 2024.