ATIVIDADE DE SEXTA FEIRA.22 DE MARÇO DE 2024
Objeto do conhecimento:
Construção do sistema alfabético.Construção do sistema alfabético e da ortografia.
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil.
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação.
Localização de objetos e de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriadoMaterialidadesBrincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil.
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação.
Localização de objetos e de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado
Habilidades:
EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
BNCC (EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencia.
EF15AR15) Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.
(EF12EF04) Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.
Objetivo:
.Compreender que o alfabeto é um conjunto de letras com as quais se formam as palavras.Sorteio do ajudante do dia.
Observe as gotinhas de água. Contorne as gotinhas que estão em cima do guarda-chuva e marque um x nas que estão embaixo.
Identificar o traçado das letras de fôrma e cursiva maiúsculas e minúsculas.
Identificar a posição de objetos e pessoas, a partir de certo referencial, usando termos como embaixo, em cima, entre, à direita e à esquerda.Sensibilizar- se sobre o seu papel e de todas as pessoas na preservação dos rios, lagos e mares.
Produzir um quebra-cabeça do ciclo da água.
Identificar os sons da natureza.
Atividade permanente:
Sorteio do ajudante do dia.
Oração: Boa tarde meu Deus querido, a aula já vai começar, nós queremos que o senhor, venha conosco ficar, aqui estamos juntinhos, e já vamos estudar, abençoe as professoras, os coleguinhas, a nossa escola também o nosso lar. Em nome do pai, do filho, do espírito santo, amém.Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Chamadinha.
Cantinho da Leitura
Componente curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA:
> DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Exibição do vídeo: O passeio da Gotinha.(Izabel Soares).
Atividade complementar.
MATEMÁTICA:
> NOÇÕES DE POSIÇÃO.
Atividade impressa.Observe as gotinhas de água. Contorne as gotinhas que estão em cima do guarda-chuva e marque um x nas que estão embaixo.
EDUCAÇÃO FÍSICA.
>Jogos e brincadeiras
Corrida do copo com água.
Espreme esponja.
ARTE.
>SONS DA NATUREZA.
Pintura
Recorte
Colagem
Exibição do vídeo: Que som é esse? (Sons de fenômenos da natureza).
Observação das imagens do quebra-cabeça. Pinte as imagens e recorte nas áreas indicadas, depois monte seu quebra cabeça na ordem certa de acordo com o ciclo da água e brinque com seus colegas e familiares.
Comentários
Postar um comentário