ATIVIDADE DE SEXTA FEIRA.22 DE MARÇO DE 2024

 Objeto do conhecimento: 

Construção do sistema alfabético.
Construção do sistema alfabético e da ortografia.
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil.
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação.
Localização de objetos e de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado
Materialidades
Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional

Habilidades:


EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
BNCC (EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencia.
EF15AR15) Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.
(EF12EF04) Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.

Objetivo:  

.Compreender que o alfabeto é um conjunto de letras com as quais se formam as palavras.
Identificar o traçado das letras de fôrma e cursiva maiúsculas e minúsculas.
Identificar a posição de objetos e pessoas, a partir de certo referencial, usando termos como embaixo, em cima, entre, à direita e à esquerda.
Sensibilizar- se sobre o seu papel e de todas as pessoas na preservação dos rios, lagos e mares.
Produzir um quebra-cabeça do ciclo da água.
Identificar os sons da natureza.

Atividade permanente:

Sorteio do ajudante do dia.
Oração: Boa tarde meu Deus querido, a aula já vai começar, nós queremos que o senhor, venha conosco ficar, aqui estamos juntinhos, e já vamos estudar, abençoe as professoras, os coleguinhas, a nossa escola  também o nosso lar. Em nome do pai, do filho, do espírito santo, amém.
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Chamadinha.
Cantinho da Leitura

Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA:

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Exibição do vídeo:  O passeio da Gotinha.(Izabel Soares).




Atividade complementar.



MATEMÁTICA:

> NOÇÕES DE POSIÇÃO.

Atividade impressa.
Observe as gotinhas de água. Contorne as gotinhas que estão em cima do guarda-chuva e marque um x nas que estão embaixo.






  

EDUCAÇÃO FÍSICA.
>Jogos e brincadeiras
Corrida do copo com água. 
Espreme esponja.






ARTE.
>SONS DA NATUREZA.
Pintura
Recorte
Colagem
Exibição do vídeo: Que som é esse? (Sons de fenômenos da natureza).
Observação das imagens do quebra-cabeça.  Pinte  as imagens e recorte nas áreas indicadas, depois monte seu quebra cabeça na ordem certa de acordo com o ciclo da água e brinque com seus colegas e familiares.


 Avaliação:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE DE QUAR.QUIN. E SEXTA-FEIRA,10,11e 12, DE JULHO DE 2024.

AULA DE SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2024. TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2024.

ATIVIDADE DE QUINTA-FEIRA,22 DE AGOSTO DE 2024.