PLANO ANUAL 2024 - 1° ANO DO ESNSINO FUNDAMENTAL
PLANO ANUAL 2024 - 1° ANO DO ESNSINO FUNDAMENTAL
>1º BIMESTRE
Objetos do conhecimento:
Habilidades:
Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos.
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Jogral
Avaliação:
> MATEMÁTICA:
Objetos do conhecimento:
• Medidas de comprimento, massa e capacidade: comparações e unidades de medida não convencionais.• Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação.
• Figuras geométricas espaciais: reconhecimento e relações com objetos familiares do mundo físico.
Habilidades:
(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e\ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculos, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;Aula expositiva;
Aula explicativa;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Utilização de fichas;
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Contagem oral.
Contagem de objetos.
Contagem escrita.
Exploração da acuidade visual.
Complementação de grupos de objetos.
Correspondência entre desenho, nome do número, número por escrito.
Organização de sequência de objetos
Identificação de objetos que não faz parte do grupo.
Identificação rápida de quantidades
Leitura e escrita de números;
Trabalho com recorte e colagem;
Jogos da memória;
Leitura e interpretação de gráficos;
Utilização de jogos para matemática;
Elaboração da linha do tempo.
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.
> CIÊNCIAS.
Objetos do conhecimento:
• Características dos materiais.• Corpo humano.
Habilidades:
Procedimentos metodológicos:
Aula explicativa.
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Jogral
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.> HISTÓRIA.
Objetos do conhecimento:
Habilidades:
(EF01HI02) Identificar a relação entre suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.(EF01HI01) Identificar aspectos do seu conhecimento por meio de registro das lembranças particulares ou lembranças dos membros de sua família e\ou de sua comunidade.
(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados á família, á escola e á comunidade.
(EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.
(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.
Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto;
Dramatização de textos;
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais;
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho;
Leitura feita pelo professor;
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Jogral;
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.Objetos do conhecimento:
• O modo de vida das crianças em diferentes lugares.• Situações de convívio em diferentes lugares.
Habilidades:
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc).
Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;Leitura de mapas.
Produção de mapas.
Leitura de imagens de satélites.
Exibição de vídeos e imagens.
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Jogral
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.> ARTE.
Objetos do conhecimento:
• Processos de criação
• Elementos da linguagem
Habilidades:
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.(EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (pontos, linhas, forma, cor espaço, movimentos etc.).
Procedimentos metodológicos:
Exibição de desenho, pinturas, músicas e vídeos.Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Formulação de questionamento;
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Entrevista;
Leitura e interpretação de mapas;
Aula de campo.
Avaliação:
> EDUCAÇÃO FÍSICA.
Objetos do conhecimento:
• Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional• Esportes de marca.
Habilidades:
(EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.(EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.
(EF12EF06) Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.
Procedimentos metodológicos:
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.
> ENSINO RELIGIOSO.
Objetos do conhecimento:
• O eu, o outro e o nós.• Imanência e transcendência
Habilidades:
(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Formulação de questionamento;
Trabalho com recorte e colagem;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura e interpretação de mapas;
Utilização do globo;
Aula de campo.
Avaliação:
2º BIMESTRE
> LÍNGUA PORTUGUESA.
Objetos do conhecimento:
• Escuta atenta.
• Produção de texto oral.
• Estratégia de leitura.
• Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica.
• Compreensão em leitura.
• Apreciação estética/Estilo.
• Decodificação/Fluência de leitura.
• Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
• Construção do sistema alfabético e da ortografia.
• Construção do sistema alfabético.
• Forma de composição do texto.
• Formas de composição de textos poéticos.
• Correspondência fonema-grafema.
• Escrita autônoma e compartilhada.
• Formação do leitor literário.
• Compreensão em leitura.
• Formação de leitor.
• Correspondência fonema-grafema.
• Produção de textos.
• Escrita compartilhada.
• Formas de composição de narrativas.
• Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas.
• Conhecimento do alfabeto do português do Brasil.
• Forma de composição do texto.
Habilidades:
Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.
Objetos do conhecimento:
Habilidades:
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidades), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos e figuras.
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim códigos de identificação.
(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utiliza-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e\ou material manipulável, utilizando estratégia e formas de registro pessoais.
Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;Aula expositiva;
Aula explicativa;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingo;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Utilização de fichas;
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Contagem oral.
Contagem de objetos.
Contagem escrita.
Exploração da acuidade visual.
Complementação de grupos de objetos ate seis.
Correspondência entre desenho, nome do número, número por escrito.
Organização de sequência de objetos
Identificação de objetos que não faz parte do grupo.
Identificação rápida de quantidades
Leitura e escrita de números;
Trabalho com recorte e colagem;
Jogos da memória
Leitura e interpretação de gráficos;
Utilização de jogos para matemática;
Elaboração da linha do tempo.
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.
Objetos do conhecimento:
• Corpo humano.Habilidades:
Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.Objetos do conhecimento:
Habilidades:
(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenho por diferentes sujeitos em diferentes espaços.(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados á família, á escola e á comunidade.
(EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que regem.
Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Avaliação:
Objetos do conhecimento:
• Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia.Habilidades:
(EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.(EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.
(EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.
Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.> ARTE:
Objetos do conhecimento:
• Contextos e práticasHabilidades:
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.Procedimentos metodológicos:
Exibição de desenho, pinturas, músicas e vídeos.
Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Formulação de questionamento;
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Entrevista;
Leitura e interpretação de mapas;
Utilização do globo;
Aula de campo.
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.Objetos do conhecimento:
• Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.• Esportes de marca.
Habilidades:
Procedimentos metodologia.
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.Objetos do conhecimento:
• O eu, o outro e o nós• Imanência e transcendência
Habilidades:
(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.(EF01ER02) Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.
Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.> LÍNGUA PORTUGUESA:
Objetos do conhecimento:
• Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula.Habilidades:
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se emsercompreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação eritmo adequado.(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.(EF01LP23) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.(EF15LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. (EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição. (EF01LP01) Reconhecer texto são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página, por meio de parlendas, músicas, quadrinhas,encenação, teatro, possibilitando que a criança possa compreender o universo da escrita por intermédio da ludicidade.(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças. .(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.(EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais.(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita., (EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais. (EF01LP06Segmentar oralmente palavras em sílabas. (EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.(EF12LP06) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.(EF12LP16) Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Jogral
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.
> MATEMÁTICA.
Objetos do conhecimento:
• Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100).
• Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas.
• Sequências recursivas: observação de regras usadas utilizadas em seriações numéricas (mais 1, mais 2, menos 1, menos 2, por exemplo).
• Contagem de rotina.
Medidas de comprimento, massa e capacidade: comparações e unidades de medida não convencionais.
• Medidas de tempo: unidades de medida de tempo, suas relações e o uso do calendário.
• Medidas de tempo: unidades de medida de tempo, suas relações e o uso do calendário.
Habilidades:
(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculoProcedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Utilização de fichas;
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Contagem oral.
Contagem de objetos.
Contagem escrita.
Exploração da acuidade visual.
Complementação de grupos de objetos ate seis.
Correspondência entre desenho, nome do número, número por escrito.
Organização de sequência de objetos
Identificação de objetos que não faz parte do grupo.
Identificação rápida de quantidades
Leitura e escrita de números;
Trabalho com recorte e colagem;
Jogos da memória;
Leitura e interpretação de gráficos;
Utilização de jogos para matemática;
Elaboração da linha do tempo.
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.> CIÊNCIAS.
Objetos do conhecimento:
• Corpo humano.
Habilidades:
Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Jogral
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.Objetos do conhecimento:
• A vida em família: diferentes configurações e vínculos.Habilidades:
(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Jogral
Avaliação:
Objetos do conhecimento:
• O modo de vida das crianças em diferentes lugares.
• Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia.
• Pontos de referência.
• Situações de convívio em diferentes lugares.
Habilidades:
Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;
Leitura de mapas.
Produção de mapas.
Leitura de imagens de satélites.
exibição de vídeos e imagens.
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Jogral
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.> ARTE.
Objetos do conhecimento:
Habilidades:
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.Procedimentos metodológicos:
Exibição de desenho, pinturas, músicas e vídeos.
Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Formulação de questionamento;
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Entrevista;
Leitura e interpretação de mapas;
Utilização do globo;
Aula de campo.
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.> EDUCAÇÃO FÍSICA.
Objetos do conhecimento:
•Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.Habilidades:
(EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.
Procedimentos metodológicos.
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.> ENSINO RELIGIOSO.
Objetos do conhecimento:
• O eu, o outro e o nós.
Habilidades:
(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.Procedimentos metodológicos:
Exibição de desenho, pinturas, músicas e vídeos.
Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Formulação de questionamento;
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Entrevista;
Leitura e interpretação de mapas;
Utilização do globo;
Aula de campo.
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.4 º BIMESTRE -
> LÍNGUA PORTUGUESA.
Objetos do conhecimento:
Habilidades:
Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduida.
> MATEMÁTICA.
Objetos do conhecimento:
• Contagem de rotina.• Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação.
• Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação.
• Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100).
• Leitura de tabelas e de gráficos de colunas simples.
Habilidades:
Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo
Avaliação:
Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.
> CIÊNCIAS.
Objetos do conhecimento:
• Características dos materiais.Habilidades:
(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo
Avaliação:
>Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.
> HISTÓRIA.
Objetos do conhecimento:
• A vida em família: diferentes configurações e vínculos.• A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial.
Habilidades:
(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.
Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas;
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho;
Leitura feita pelo professor;
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Avaliação:
> GEOGRAFIA.
Objetos do conhecimento:
• Ciclos naturais e a vida cotidiana.Habilidades:
(EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.(EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
Procedimentos metodológicos:
Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo
Avaliação:
>Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.> ARTE.
Objetos do conhecimento:
Habilidades:
(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.Procedimentos metodológicos:
Exibição de desenho, pinturas, músicas e vídeos.
Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Formulação de questionamento;
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Entrevista;
Leitura e interpretação de mapas;
Utilização do globo;
Aula de campo.
Avaliação:
Objetos do conhecimento:
• Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regionalHabilidades:
(EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.Procedimentos metodológicos:
Exibição de vídeos, músicas e fotos.
Avaliação:
> ENSINO RELIGIOSO.
Objetos do conhecimento:
Habilidades:
Procedimentos metodológicos:
Exibição de desenho, pinturas, músicas e vídeos.
Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Formulação de questionamento;
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Entrevista;
Leitura e interpretação de mapas;
Utilização do globo;
Aula de campo.
Avaliação:
>Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.
Comentários
Postar um comentário