PLANO ANUAL 2024 - 1° ANO DO ESNSINO FUNDAMENTAL

 

PLANO ANUAL 2024 - 1° ANO DO ESNSINO FUNDAMENTAL

PROFESSORA: NILZA CARLA DE PONTES SOARES.

>1º BIMESTRE 

> LÍNGUA PORTUGUESA.

Objetos do conhecimento:

• Protocolos de leitura.
• Decodificação/Fluência de leitura. 
• Compreensão em leitura.
• Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica.
• Apreciação estética/Estilo. 
• Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
• Formação do leitor literário.
• Correspondência fonema-grafema.
• Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita.
• Construção do sistema alfabético e da ortografia.
• Conhecimento do alfabeto do português do Brasil: 
• Construção do sistema alfabético.
• Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/Acentuação.
• Produção de texto oral.
• Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala.
• Estratégia de leitura: 
• Compreensão em leitura: 
• Forma de composição do texto: 
• Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula.
• Escuta atenta.
• Contagem de histórias.
• Escrita compartilhada.
• Escrita autônoma e compartilhada.
• Planejamento de texto.
• Revisão de textos. 
• Edição de textos.

Habilidades:

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página, por meio de parlendas, músicas, quadrinhos, encenação, teatro, possibilitando que a criança possa compreender o universo da escrita por intermédio da ludicidade.
( EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição. 
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas
(EF12LP10) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto
(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
(EF01LP21) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF01LP18) Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
                    

Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos.
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Jogral

Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.


> MATEMÁTICA:

Objetos do conhecimento:

• Medidas de comprimento, massa e capacidade: comparações e unidades de medida não       convencionais.
• Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros      agrupamentos e comparação.
• Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros      agrupamentos e comparação.
• Figuras geométricas espaciais: reconhecimento e relações com objetos familiares do mundo físico.


Habilidades:

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e\ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculos, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Utilização de fichas;
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Contagem oral.
Contagem de objetos.
Contagem escrita.
Exploração da acuidade visual.
Complementação de grupos de objetos.
Correspondência entre desenho, nome do número, número por escrito.
Organização de sequência de objetos
Identificação de objetos que não faz parte do grupo.
Identificação rápida de quantidades
Leitura e escrita de números;
Trabalho com recorte e colagem;
Jogos da memória;
Leitura e interpretação de gráficos;
Utilização de jogos para matemática;
Elaboração da linha do tempo.



Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.



> CIÊNCIAS.    

Objetos do conhecimento:

• Características dos materiais.
• Corpo humano.
• Respeito à diversidade

Habilidades:


(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.


Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa.
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Jogral

Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.

> HISTÓRIA.

Objetos do conhecimento:

• As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade
• A escola e a diversidade do grupo social envolvido
• A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial


Habilidades:

(EF01HI02) Identificar a relação entre suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
(EF01HI01) Identificar aspectos do seu conhecimento por meio de registro das lembranças particulares ou lembranças dos membros de sua família e\ou de sua comunidade.
(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados á família, á escola e á comunidade.
(EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.
(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto;
Dramatização de textos;
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais;
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho;
Leitura feita pelo professor;
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Jogral;

Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.


> GEOGRAFIA.

Objetos do conhecimento:

• O modo de vida das crianças em diferentes lugares.
• Situações de convívio em diferentes lugares.

Habilidades:

(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc).

Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;
Leitura de mapas.
Produção de mapas.
Leitura de imagens de satélites.
Exibição de vídeos e imagens.
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Jogral

Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.


> ARTE.

Objetos do conhecimento:

• Contextos e práticas
• Processos de criação
• Elementos da linguagem

Habilidades:

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (pontos, linhas, forma, cor espaço, movimentos etc.).

Procedimentos metodológicos:

Exibição de desenho, pinturas, músicas e vídeos.
Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Formulação de questionamento;
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Entrevista;
Leitura e interpretação de mapas;
Utilização do globo;
Aula de campo.


Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.


> EDUCAÇÃO FÍSICA.

Objetos do conhecimento:

• Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional
• Esportes de marca.

Habilidades:

(EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
(EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.
(EF12EF06) Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.

Procedimentos metodológicos:

Exibição de vídeos, músicas e fotos.
Recriação de jogos e brincadeiras.
Aulas expositivas.
Leitura individual, coletiva em grupo e silenciosa.
Competições de diversos jogos e brincadeiras.
Atividade escrita.
Jogos de tabuleiro.
Jogos online.
Desenhos.

Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.

> ENSINO RELIGIOSO.

Objetos do conhecimento:

• O eu, o outro e o nós.
• Imanência e transcendência

Habilidades:

(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.

Procedimentos metodológicos:

Exibição de desenho, pinturas, músicas e vídeos.
Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Formulação de questionamento;
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Entrevista;
Leitura e interpretação de mapas;
Utilização do globo;
Aula de campo.


Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.




   2º BIMESTRE


> LÍNGUA PORTUGUESA.

Objetos do conhecimento:

• Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula.
• Escuta atenta.
• Produção de texto oral.
• Estratégia de leitura.
• Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica.
• Compreensão em leitura.
• Apreciação estética/Estilo.
• Decodificação/Fluência de leitura.
• Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
• Construção do sistema alfabético e da ortografia.
• Construção do sistema alfabético.
• Forma de composição do texto.
• Formas de composição de textos poéticos.
• Correspondência fonema-grafema.
• Escrita autônoma e compartilhada.
• Formação do leitor literário.
• Compreensão em leitura.
• Formação de leitor.
• Correspondência fonema-grafema.
• Produção de textos.
• Escrita compartilhada.
• Formas de composição de narrativas.
• Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas.
• Conhecimento do alfabeto do português do Brasil.
• Forma de composição do texto.

Habilidades:

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. 
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais. 
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
(EF12LP09) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade
(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 
(EF12LP08) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto
(EF12LP11) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou
(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
 

Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;

Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.


> MATEMÁTICA.

Objetos do conhecimento:

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequência
Sequências recursivas: observação de regras usadas utilizadas em seriações numéricas (mais 1, mais 2, menos 1, menos 2, por exemplo)
Contagem de rotina
Construção de fatos básicos da adição
Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)

Habilidades:

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidades), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos e figuras.
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim códigos de identificação.
(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utiliza-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e\ou material manipulável, utilizando estratégia e formas de registro pessoais.

Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingo;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Utilização de fichas;
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;
Contagem oral.
Contagem de objetos.
Contagem escrita.
Exploração da acuidade visual.
Complementação de grupos de objetos ate seis.
Correspondência entre desenho, nome do número, número por escrito.
Organização de sequência de objetos
Identificação de objetos que não faz parte do grupo.
Identificação rápida de quantidades
Leitura e escrita de números;
Trabalho com recorte e colagem;
Jogos da memória
Leitura e interpretação de gráficos;
Utilização de jogos para matemática;
Elaboração da linha do tempo.

Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.




> CIÊNCIAS.

Objetos do conhecimento:

• Corpo humano. 
• Respeito à diversidade.

Habilidades:

(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;

Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.




>HISTÓRIA:

Objetos do conhecimento:

A vida em família: diferentes configurações e vínculos
As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade
A escola e a diversidade do grupo social envolvido

Habilidades:

(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenho por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados á família, á escola e á comunidade.
(EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que regem.

Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;

Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.


> GEOGRAFIA:

Objetos do conhecimento:

• Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia.
• Ciclos naturais e a vida cotidiana.
• Pontos de referência.

Habilidades:

(EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.
(EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.
(EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.

Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;
Aula expositiva;
Aula explicativa;
Montagem de texto;
Formulação de questionamento;
Leitura e interpretação do texto
Dramatização de textos
Trabalho com recorte e colagem;
Utilização de jogos;
Bingos;
Forca;
Montagem de painéis ou murais.
Pesquisas em dicionários;
Seminários;
Utilização de fichas;
Listagens temáticas.
Confecção de cartazes;
Representação através de desenho.
Leitura feita pelo professor
Leitura silenciosa;
Leitura em grupo;

Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.

> ARTE:

Objetos do conhecimento:

• Contextos e práticas
• Materialidades

Habilidades:

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais,

Procedimentos metodológicos:


Exibição de desenho, pinturas, músicas e vídeos.

Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Formulação de questionamento;

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo;

Entrevista;

Leitura e interpretação de mapas;

Utilização do globo;

Aula de campo.

Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.


> EDUCAÇÃO FÍSICA:

Objetos do conhecimento:

• Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.
• Esportes de marca.

Habilidades:


(EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

(EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.
(EF12EF06) Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.


Procedimentos metodologia.

Exibição de vídeos, músicas e fotos.
Recriação de jogos e brincadeiras.
Aulas expositivas.
Leitura individual, coletiva em grupo e silenciosa.
Competições de diversos jogos e brincadeiras.
Atividade escrita.
Jogos de tabuleiro.
Jogos online.
Desenhos.

Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.


> ENSINO RELIGIOSO:

Objetos do conhecimento:

• O eu, o outro e o nós
• Imanência e transcendência

Habilidades:

(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
(EF01ER02) Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.
(EF01ER04) Valorizar a diversidade de formas de vida

Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Montagem de texto;

Formulação de questionamento;

Leitura e interpretação do texto

Dramatização de textos

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Bingos;

Forca;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Utilização de fichas;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo;


Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.



3º BIMESTRE 

> LÍNGUA PORTUGUESA:

Objetos do conhecimento:

• Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula.
• Escuta atenta.
• Exposição oral. 
• Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica.
• Estratégia de leitura.
• Compreensão em leitura. 
• Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
• Apreciação estética/Estilo. 
• Protocolos de leitura: 
• Decodificação/Fluência de leitura.
• Leitura colaborativa e autônoma: 
• Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita.
• Correspondência fonema-grafema.
• Escrita autônoma e compartilhada.
• Construção do sistema alfabético.
• Construção do sistema alfabético e da ortografia.
• Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas.
• Formas de composição de narrativas.
• Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/Acentuação. 
• Formas de composição de textos poéticos.
• Produção de texto oral.
• Características da conversação espontânea.
• Formação do leitor literário.
• Compreensão em leitura.
• Correspondência fonema-grafema.
•Construção do sistema alfabético/Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão.
• Escrita compartilhada.
• Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita.
• Forma de composição do texto. 
• Revisão de textos.
• Edição de textos.

Habilidades:


(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se emsercompreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação eritmo adequado.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
(EF01LP23) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF15LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF01LP01) Reconhecer texto são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página, por meio de parlendas, músicas, quadrinhas,encenação, teatro, possibilitando que a criança possa compreender o universo da escrita por intermédio da ludicidade.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças. .
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.,
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
(EF01LP06Segmentar oralmente palavras em sílabas.
(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
(EF12LP06) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF12LP16) Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.
(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.




Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Montagem de texto;

Formulação de questionamento;

Leitura e interpretação do texto

Dramatização de textos

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Bingos;

Forca;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Utilização de fichas;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo;

Jogral


Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.


> MATEMÁTICA.

Objetos do conhecimento: 

• Composição e decomposição de números naturais
• Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100).
• Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas.
• Sequências recursivas: observação de regras usadas utilizadas em seriações numéricas (mais 1, mais 2, menos 1, menos 2, por exemplo).
• Contagem de rotina.
Medidas de comprimento, massa e capacidade: comparações e unidades de medida não convencionais.
• Medidas de tempo: unidades de medida de tempo, suas relações e o uso do calendário.
• Medidas de tempo: unidades de medida de tempo, suas relações e o uso do calendário.

Habilidades:

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.

(EF01MA16) Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos.

 (EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, 

Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Formulação de questionamento;

Leitura e interpretação do texto

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Bingos;

Forca;

Montagem de painéis ou murais.

Utilização de fichas;

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo;

Contagem oral.

Contagem de objetos.

Contagem escrita.

Exploração da acuidade visual.

Complementação de grupos de objetos ate seis.

Correspondência entre desenho, nome do número, número por escrito.

Organização de sequência de objetos

Identificação de objetos que não faz parte do grupo.

Identificação rápida de quantidades

Leitura e escrita de números;

Trabalho com recorte e colagem;

Jogos da memória;

Leitura e interpretação de gráficos;

Utilização de jogos para matemática;

Elaboração da linha do tempo.

Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.


> CIÊNCIAS.

Objetos do conhecimento:

• Características dos materiais.
• Corpo humano.
• Respeito à diversidade

Habilidades:

(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
(EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Montagem de texto;

Formulação de questionamento;

Leitura e interpretação do texto

Dramatização de textos

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Bingos;

Forca;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Utilização de fichas;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo;

Jogral


Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.


> HISTÓRIA:

Objetos do conhecimento:

• A vida em família: diferentes configurações e vínculos.
• Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.
• As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.

Habilidades:

(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

(EF01HI05) A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial.

(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Montagem de texto;

Formulação de questionamento;

Leitura e interpretação do texto

Dramatização de textos

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Bingos;

Forca;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Utilização de fichas;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo;

Jogral




Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.


> GEOGRAFIA:

Objetos do conhecimento:

• O modo de vida das crianças em diferentes lugares.
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia.
Pontos de referência.
Situações de convívio em diferentes lugares.

Habilidades:

(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

(EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.

(EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

(EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.

(EF01GE03) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.

(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;

Leitura de mapas.

Produção de mapas.

Leitura de imagens de satélites.

exibição de vídeos e imagens.

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Montagem de texto;

Formulação de questionamento;

Leitura e interpretação do texto

Dramatização de textos

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Bingos;

Forca;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Utilização de fichas;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo;

Jogral




Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.

> ARTE.

Objetos do conhecimento:

• Contextos e práticas.
• Processos de criação.
• Elementos da linguagem.
• Materialidades.

Habilidades:

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

 (EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

(EF15AR08) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. 

(EF15AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.

 (EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.

 (EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

 (EF15AR15) Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.

Procedimentos metodológicos:

Exibição de desenho, pinturas, músicas e vídeos.

Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Formulação de questionamento;

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo;

Entrevista;

Leitura e interpretação de mapas;

Utilização do globo;

Aula de campo.




Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.


> EDUCAÇÃO FÍSICA.

Objetos do conhecimento:

Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Ginástica geral.

Danças do contexto comunitário e regional.

Habilidades:


(EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

(EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.

(EF12EF07) Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.

(EF12EF12) Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas.

Procedimentos metodológicos.

Exibição de vídeos, músicas e fotos.

Recriação de jogos e brincadeiras.

Aulas expositivas.

Leitura individual, coletiva em grupo e silenciosa.

Competições de diversos jogos e brincadeiras.

Atividade escrita.

Jogos de tabuleiro.

Jogos online.

Desenhos.

Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.

> ENSINO RELIGIOSO.

Objetos do conhecimento:

O eu, o outro e o nós.


Imanência e transcendência

Habilidades:

(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

(EF01ER02) Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.

(EF01ER04) Valorizar a diversidade de formas de vida.

Procedimentos metodológicos:

Exibição de desenho, pinturas, músicas e vídeos.

Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Formulação de questionamento;

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo;

Entrevista;

Leitura e interpretação de mapas;

Utilização do globo;

Aula de campo.



Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e pontualidade.






4 º BIMESTRE - 

> LÍNGUA PORTUGUESA.

Objetos do conhecimento:

• Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica.
• Decodificação/Fluência de leitura. 
• Correspondência fonema-grafema.
• Compreensão em leitura
• Estratégia de leitura. 
• Leitura colaborativa e autônoma. 
• Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
• Leitura de imagens em narrativas visuais.
• Formação de leitor.
• Apreciação estética/Estilo.
 Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
• Conhecimento do alfabeto do português do Brasil.
• Construção do sistema alfabético e da ortografia.
• Construção do sistema alfabético. 
• Sinonímia e antonímia/Morfologia/Pontuação. 
• Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/Acentuação. 
• Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas.
• Forma de composição do texto.
• Formas de composição de textos poéticos.
• Correspondência fonema-grafema.
• Escrita autônoma e compartilhada.
• Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula.
• Produção de texto oral. 
• Revisão de textos.
• Edição de textos.

Habilidades:

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais.
(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação
(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
(EF01LP18) Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
(EF12LP09) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP15) Agrupar palavras pelo critério de aproximação de significado (sinonímia) e separar palavras pelo critério de oposição de significado (antonímia).
(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
(EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.


Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Montagem de texto;

Formulação de questionamento;

Leitura e interpretação do texto

Dramatização de textos

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Bingos;

Forca;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Utilização de fichas;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo



Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduida.


> MATEMÁTICA.

Objetos do conhecimento:

• Contagem de rotina.
• Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação.
• Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação.
• Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100).
• Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas.
• Leitura de tabelas e de gráficos de colunas simples.

Habilidades:

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros
agrupamentos.

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.


(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.

(EF01MA21) Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Procedimentos metodológicos:


Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Montagem de texto;

Formulação de questionamento;

Leitura e interpretação do texto

Dramatização de textos

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Bingos;

Forca;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Utilização de fichas;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo


Avaliação:

Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.




> CIÊNCIAS.

Objetos do conhecimento:

• Características dos materiais.

Escalas de tempo

Habilidades:

(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.

(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Montagem de texto;

Formulação de questionamento;

Leitura e interpretação do texto

Dramatização de textos

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Bingos;

Forca;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Utilização de fichas;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo



Avaliação:

>Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.


> HISTÓRIA.

Objetos do conhecimento:

• A vida em família: diferentes configurações e vínculos.

• A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial.

A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade

Habilidades:

(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Montagem de texto;

Formulação de questionamento;

Leitura e interpretação do texto

Dramatização de textos

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Bingos;

Forca;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Utilização de fichas;

Listagens temáticas;

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho;

Leitura feita pelo professor;

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo;



Avaliação:

>Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.



> GEOGRAFIA.

Objetos do conhecimento:

• Ciclos naturais e a vida cotidiana.

Condições de vida nos lugares de vivência.

Condições de vida nos lugares de vivência.

O modo de vida das crianças em diferentes lugares.

• Pontos de referência.

Habilidades:

(EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.

(EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).

(EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.

(EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.

(EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.

Procedimentos metodológicos:

Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Montagem de texto;

Formulação de questionamento;

Leitura e interpretação do texto

Dramatização de textos

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Bingos;

Forca;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Utilização de fichas;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo



Avaliação:

>Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.


> ARTE.

Objetos do conhecimento:

Materialidades.

Processos de criação.

• Contextos e práticas.

Elementos da linguagem.

Matrizes estéticas e culturais.

Arte e tecnologia.

Habilidades:

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. 

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

 (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais. 

(EF15AR18) Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional. 

(EF15AR19) Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas etc.).

 (EF15AR21) Exercitar a imitação e o faz de conta, resinificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva. 

(EF15AR22) Experimentar possibilidades criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral, discutindo estereótipos. (EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. 

(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. 

(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas

Procedimentos metodológicos:

Exibição de desenho, pinturas, músicas e vídeos.

Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Formulação de questionamento;

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo;

Entrevista;

Leitura e interpretação de mapas;

Utilização do globo;

Aula de campo.



Avaliação:

>Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.


> EDUCAÇÃO FÍSICA.

Objetos do conhecimento:

• Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional

Esportes de marca.

Esportes de precisão.

Danças do contexto comunitário e regional.

Habilidades:

(EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

(EF12EF04) Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.

(EF12EF05) Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.

(EF12EF12) Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas.

Procedimentos metodológicos: 

 Exibição de vídeos, músicas e fotos.

Recriação de jogos e brincadeiras.

Aulas expositivas.

Leitura individual, coletiva em grupo e silenciosa.

Competições de diversos jogos e brincadeiras.

Atividade escrita.

Jogos de tabuleiro.

Jogos online.

Desenhos.

Avaliação:

>Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.




> ENSINO RELIGIOSO.

Objetos do conhecimento:


O eu, o outro e o nós

• Imanência e transcendência.

Sentimentos, lembranças, memórias e saberes

Habilidades:


(EF01ER02) Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.

(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.

(EF01ER06) Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.

(EF01ER04) Valorizar a diversidade de formas de vida.

Procedimentos metodológicos:

Exibição de desenho, pinturas, músicas e vídeos.

Investigação do conhecimento prévio;

Aula expositiva;

Aula explicativa;

Formulação de questionamento;

Trabalho com recorte e colagem;

Utilização de jogos;

Montagem de painéis ou murais.

Pesquisas em dicionários;

Seminários;

Listagens temáticas.

Confecção de cartazes;

Representação através de desenho.

Leitura feita pelo professor

Leitura silenciosa;

Leitura em grupo;

Entrevista;

Leitura e interpretação de mapas;

Utilização do globo;

Aula de campo.

Avaliação:

>Contínua, cumulativa e sistemática, através das produções orais e escritas por observação por participação e assiduidade.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE DE QUAR.QUIN. E SEXTA-FEIRA,10,11e 12, DE JULHO DE 2024.

AULA DE SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2024. TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2024.

ATIVIDADE DE QUINTA-FEIRA,22 DE AGOSTO DE 2024.