ATIVIDADE DE QUINTA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO DE 2024.

 

Objetos do conhecimento:

Construção do sistema alfabético e da ortografia.
Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas.
Construção do sistema alfabético.
Medidas de comprimento, massa e capacidade: comparações e unidades de medida não convencionais.
Corpo humano.
Respeito á diversidade.

Habilidades:  

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. 
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais. (EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
 (EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais.
(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
 

Objetivo: 

• Identificar, reconhecer e escrever palavras escritas com a letra x. 
• Compreender que a letra x pode representar diferentes sons.
• Reconhecer o palmo, o pé e o passo como unidades de medida não convencionais de comprimento.
•Reconhecer e identificar a empatia como uma atitude benéfica e importante para ações éticas, cooperativas e de respeito.
• Desenvolver extratégias que possam desenvolver atos descriminatórios e de intolerâncias as diferênças.

Ativida de permanente:

Oração
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Chamadinha.
Cantinho da leitura.
Correção da atividade de casa.


Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA.

> LETRA X.
Aula explicativa com utilização do alfabeto móvel.
Exibição do vídeo: Familia sílabica da letra x.

Atividade do livro página 180.

Faça a leitura oral da palavra XILOFONE, evidenciando o fato de que a mesma palavra está escrita com diferentes tipologias de letra. Só então peça que copiem a palavra no espaço adequado, de forma que exercitem o traçado, primeiro, das letras em sua forma de imprensa maiúscula. Para, depois, traçar a letra em estudo em sua forma (maiúscula e minúscula) cursiva. Depois, solicite que localizem a palavra XILOFONE, realizem sua segmentação oral em sílabas, depois em fonemas e, por fim, promovam a segmentação da frase em palavras (batendo palmas).





 



MATEMÁTICA:

> O QUE SERVE PARA MEDIR?

Investigação do conhecimento prévio com atividade impressa.

Retomada  da aula anterior com atividade complementar.

(Atividade impressa)















 CIÊNCIAS

> EMPATIA E AFETIVIDADE.
Roda de conversa.
Exibição do vídeo: Quando me importo com os outros- História sobre empatia
Apresente aos alunos o título da aula “Empatia e Afetividade” e questione se alguém na turma sabe o que os termos significam.

O que você aprendeu hoje sobre empatia?

ALUNO:
PARA COLORIR.









COMO POSSO SER GENTIL? DESENHE OU ESCREVA ABAIXO:

 
















Avaliação:

>A avaliação dar-se-á de forma processual, contínua e gradativa. Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE DE QUAR.QUIN. E SEXTA-FEIRA,10,11e 12, DE JULHO DE 2024.

AULA DE SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2024. TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2024.

ATIVIDADE DE QUINTA-FEIRA,22 DE AGOSTO DE 2024.