AULA DE SEGUNDA,23. TERÇA,24 E QUARTA-FEIRA, 25. QUINTA, 26. SEXTA, 27 DE SETEMBRO DE 2024.


Habilidades:  

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, par - lendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido
(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

Objetivo: 

• Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto. 
• Compreender e reconhecer características do gênero poema
• Identificar a balança como um instrumento de medida de massa.
• Relacionar a forma de brincar com a situação social, ambiental, cultural e tecnológica de diferentes períodos da história.

Atividade permanente:

Sorteio do ajudante do dia.
Oração
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Chamadinha.
Cantinho da leitura.
Correção da atividade de casa.


Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA.

> POEMA

Leitura compartilhada.

Atividade do livro página 185







MATEMÁTICA:

>QUAL É A MASSA?

Aula explicativa.

(Atividade impressa)















HISTÓRIA:

 BRINCADEIRA ITALIANA.
Roda de conversa.

Iniciar a aula conversando com as criaças sobre as brincadeiras africanas.

Com a ajuda do professor, consultem o mapa-múndi e localizem o continente africano e o país Guiné- -Bissau.

 Com a ajuda de seus familiares, pesquisem fotografias de pessoas e de países da África. Depois, compartilhem com os colegas. 



AULA DE  TERÇA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO DE 2024.


Habilidades:  

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, par - lendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido
(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
(EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.

Objetivo: 

• Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto. 
• Compreender e reconhecer características do gênero poema
• Identificar a balança como um instrumento de medida de massa.
• Reconhecer e identificar jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.


Atividade permanente:

Sorteio do ajudante do dia.
Oração
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Chamadinha.
Cantinho da leitura.
Correção da atividade de casa.


Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA.

> POEMA

Leitura compartilhada.

Atividade do livro página 186







MATEMÁTICA:

>QUAL É A MASSA?

Aula explicativa.





GEOGRAFIA:

LUGAR DE DIVERSÃO.
Roda de conversa.


VOCÊ CONHECE A BRINCDEIRA DA AMARELINHA?
VAMOS BRINCAR?




 
AULA DE QUARTA-FEIRA,25 DE SETEMBRO DE 2024.

Habilidades:  

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, par - lendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
(EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.

Objetivo: 

• Compreender e identificar os sons representados pela letra z
• Identificar a balança como um instrumento de medida de massa.
• Incentivar atitudes de respeito e empatia.

Atividade permanente:

Sorteio do ajudante do dia.
Oração
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Chamadinha.
Cantinho da leitura.
Correção da atividade de casa.


Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA.

> LETRA Z

Leitura compartilhada.

Iniciar a aula lendo o texto com a turma. 






MATEMÁTICA:

>QUAL É A MASSA?

Aula explicativa.

Ouça o que a professora vai falar e responda a tividade corretamente.





ENSINO RELIGIOSO

> SENTIMENTOS
Roda de conversa com as criaças de como ajudar e cuidar do outro.

























Avaliação:

Habilidades:  

Objetivo: 

• Compreender e identificar os sons representados pela letra z
• Identificar a balança como um instrumento de medida de massa.
•Valorizar o brincar livre na infância como importante componente no desenvolvimento do ser humano. 


Atividade permanente:

Sorteio do ajudante do dia.
Oração
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Chamadinha.
Cantinho da leitura.
Correção da atividade de casa.


Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA.

> LETRA Z

Leitura compartilhada.

Atividade do livro de português 187







MATEMÁTICA:

>QUAL É A MASSA?

Atividade em grupo.

VAMOS CONSTRUIR UMA TABELA COM O RESULTADOS DO PESO DE CADA ALUNO QUE REGISTRAMOS NA AULA ANTERIOR.




 CIÊNCIAS:

>MOVEMENTOS DO CORPO 
Roda de conversa.

Existe uma brincadeira, de origem africana, que se chama Terra-mar. Ela é originária de Maputo, Moçambique. No Brasil, há uma variação dessa brincadeira, que é chamada de Vivo ou morto.
Vamor iniciar a brincadeira?







Avaliação:

Habilidades:  

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido
(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
(EF01LP09) Comparar palavras, identi - ficando semelhanças e diferenças en - tre sons de sílabas iniciais.
(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais.
(EF15AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.
.

Objetivo: 

• Compreender e identificar os sons representados pela letra z.
• Reconhecer e opinar sobre a va - riação linguística e regional das parlendas. 
• Reconhecer e opinar sobre a variação linguística e regional das parlendas
• Identificar a balança como um instrumento de medida de massa.
• Comunicar-se oralmente a respeito de manifestações artísticas.
Identificar a diversidade cultural presente nas danças.



Atividade permanente:

Sorteio do ajudante do dia.
Oração
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Chamadinha.
Cantinho da leitura.
Correção da atividade de casa.


Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA.

> LETRA Z

Leitura  feita  pela professora

Atividade do livro de português 188

Leia em voz alta para a turma a primeira versão da parlenda. Depois, leia a segunda versão da mesma parlenda. Desafie os alunos a compararem as diferenças ocorridas no mesmo verso de uma versão para a outra. Se necessário, chame a atenção para o fato de que os trechos dos versos destacados com as mesmas cores são as diferenças de uma versão para outra.





MATEMÁTICA:

>QUAL É A MASSA?
ATIVIDADE EM GRUPO.

DE ACORDO COM OS REGISTRO DOS PESOS DOA ALUNOS QUANTOS VEJA QUEM PESOU MAIS E QUEM PESOU MESNOS. REPRESENTE  PPOE MEIO DE UM CARTAZ E APRESENTE PARA ATURMA.



 ARTE:

>CORPO, SOM E MOVIMENTO
 Roda de conversa.
 
Quais partes do corpo estão usando para fazer sons? Que sons surgem do estalar dos dedos? E de bater palmas? E ao bater os pés no chão? Será que alguém está assobiando ou cantando?  


EDUCAÇÃO FÍSICA:

>DANÇA.
Roda de conversa.

Apresentar os tipos de danças  por meio de imagem e vídeios, pedir que apresentem para turma o tipo de dança que mais gostaram.




Avaliação:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE DE QUAR.QUIN. E SEXTA-FEIRA,10,11e 12, DE JULHO DE 2024.

AULA DE SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2024. TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2024.

ATIVIDADE DE QUINTA-FEIRA,22 DE AGOSTO DE 2024.