AULA DE SEGUNDA-FEIRA, 02,3,4,5,6,9,10,11,12,13, 14, DE DEZEMBRO DE 2024.
Habilidades:
Objetivo: .
Introduzir o livro O Menino que Lia o Mundo e sua relação com os sonhos.Explorar o conceito de sonhos e a construção do "Jardim dos Sonhos".
Estimular a criatividade através de diversas formas de expressão (oral, artística e corporal).
Atividade permanente.
Sorteio do ajudante do dia.
OraçãoLeitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.Chamadinha.Cantinho da leitura.Correção da atividade de casa.
Oração
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Componente curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA.
> PROJETO FREIRIANO, JARDIM DOS SONHOS
Leitura compartilhada.
Iniciar a leitura do livro O Menino que Lia o Mundo. Discutir as imagens e as palavras que formam a narrativa.
Perguntar: “O que é um sonho? O que pode acontecer no jardim dos sonhoso dos sonhos?”
>JARDIM DOS SONHOS E AS FORMAS GEOMÉTRICAS
Atividade em grupo.
Roda de conversa.
Avaliação:
>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
AULA DE TERÇA-FEIRA, 03 DE DEZEMBRO DE 2024.
(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
Objetivo: .
Atividade permanente.
Sorteio do ajudante do dia.OraçãoLeitura do alfabeto cantado.Leitura dos números de 0 a 100Cantiga dos dias da Semana.Calendário.Chamadinha.Cantinho da leitura.Correção da atividade de casa.
Componente curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA.
> JARDIM DOS SONHOS
Representação por meio de desenho.
MATEMÁTICA:>FORMAS GEOMÉTRICASAtividade em grupo.
Contagem das "sementes dos sonhos" (cartões com desenhos ou palavras representando desejos), relacionando com a matemática e a ideia de quantidade e organização.
Roda de conversa.
Avaliação:
>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
AULA DE QUARTA-FEIRA, 04 DE DEZEMBRO DE 2024.
Habilidades:
(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
Objetivo:
Desenvolver a leitura e a expressão de ideias, incentivar a reflexão e expressão oral.Explorar formas geométricas e conceitos matemáticos simples, como contagem e organização.
Trabalhar a observação e a exploração do ciclo da vida das plantas, relacionando com o cuidado dos sonhos.
Atividade permanente.
Sorteio do ajudante do dia.
OraçãoLeitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.Chamadinha.Cantinho da leitura.Correção da atividade de casa.
Oração
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Componente curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA.
> JARDIM DOS SONHOS
Atividade em grupo.
Uma criança estoura um balão, e desafia um colega para ler o que tem no papel
MATEMÁTICA:
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Atividade em grupo.
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Atividade em grupo.
Roda de conversa.
Criar uma representação artística do ciclo da planta, utilizando materiais diversos (papel, algodão, tintas).
Avaliação:
>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Habilidades:
(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
Objetivo:
Desenvolver a leitura e a expressão de ideias, incentivar a reflexão e expressão oral.Explorar formas geométricas e conceitos matemáticos simples, como contagem e organização.
Trabalhar valores e a reflexão sobre como os sonhos podem se transformar em ações concretas.
Atividade permanente.
Sorteio do ajudante do dia.
OraçãoLeitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.Chamadinha.Cantinho da leitura.Correção da atividade de casa.
Oração
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Componente curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA.
> PROJETO FREIRIANO.
Leitura compartilhada.
.OBSERVE A IMAGEM.
MARQUE COM UM X. A IMAGEM ACIMA É.
( ) UM LIVRO ( ) UM CONVITE
MATEMÁTICA:
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Aula explicativa.
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Aula explicativa.
como os sonhos podem ser também valores importantes como a paz, o respeito e a amizade.
Perguntar: "Como os nossos sonhos podem ajudar a construir um mundo melhor?"
>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
AULA DE SEXTA-FEIRA, 06 DE DESEMBRO DE 2024.
Habilidades:
(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.(EF12EF04) Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.
Objetivo:
Desenvolver a leitura e a expressão de ideias, incentivar a reflexão e expressão oral.Explorar formas geométricas e conceitos matemáticos simples, como contagem e organização.
Desenvolver a expressão artística por meio de desenhos, pinturas e colagens.Desenvolver a expressão corporal e o trabalho em grupo, promovendo a criatividade e o movimento.
Atividade permanente.
Sorteio do ajudante do dia.
OraçãoLeitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.Chamadinha.Cantinho da leitura.Correção da atividade de casa.
Oração
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Componente curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA.
> PROJETO FREIRIANO.
Leitura compartilhada.
FAÇA UMA LISTA DO QUE VOCÊ IMAGINA NO SEU JARDIM DOS SONHOS. COMPARE COM AS DOS COLEGAS.
MATEMÁTICA:
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Aula explicativa.
PROCURE AO SEU REDOR AS FORMAS GEOMETRICAS E REGISTRE A QUANTIDADE NO CADERNO.
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Aula explicativa.
EDUCAÇÃO FÍSICA:
Avaliação:
>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
AULA DE SEGUNDA-FEIRA, 09 DE DEZEMBRO DE 2024.
Habilidades:
(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.(EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.
Objetivo:
Estimular a imaginação e a narrativa oral.Refletir sobre o mundo ao redor, relacionando o que é real e imaginário.
Atividade permanente.
Sorteio do ajudante do dia.
OraçãoLeitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.Chamadinha.Cantinho da leitura.Correção da atividade de casa.
Oração
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Componente curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA.
> CONSOLIDANDO OJARDIM DOS SONHOS
Leitura compartilhada.
MATEMÁTICA:
>JARDIM DOS SONHOS E AS FORMAS GEOMÉTRICAS
Confecção de cartazes.
As crianças irão desenhar formas geométricas (círculos, quadrados, triângulos) e formar um jardim com essas formas.
>JARDIM DOS SONHOS E AS FORMAS GEOMÉTRICAS
Confecção de cartazes.
Roda de conversa.
AULA DE TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2024.
Habilidades:
(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
Objetivo:
Desenvolver a leitura e a expressão de ideias, incentivar a reflexão e expressão oral.Explorar formas geométricas e conceitos matemáticos simples, como contagem e organização.
Explorar conceitos de lugares, espaço e imaginação.
Atividade permanente.
Sorteio do ajudante do dia.
OraçãoLeitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.Chamadinha.Cantinho da leitura.Correção da atividade de casa.
Oração
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Componente curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA.
> JARDIM DOS SONHOS
Roda de conversa.
MATEMÁTICA:
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Atividade em grupo.
Contagem das "sementes dos sonhos" (cartões com desenhos ou palavras representando desejos), relacionando com a matemática e a ideia de quantidade e organização.
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Atividade em grupo.
Roda de conversa.
Avaliação:
>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
AULA DE QUARTA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2024.
Habilidades:
(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
Objetivo:
Desenvolver a leitura e a expressão de ideias, incentivar a reflexão e expressão oral.Explorar formas geométricas e conceitos matemáticos simples, como contagem e organização.
Trabalhar a observação e a exploração do ciclo da vida das plantas, relacionando com o cuidado dos sonhos.
Atividade permanente.
Sorteio do ajudante do dia.
OraçãoLeitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.Chamadinha.Cantinho da leitura.Correção da atividade de casa.
Oração
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Componente curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA.
> JARDIM DOS SONHOS
Leitura compartilhada.
ENCONTRE 3 MENSAGENS DE PAULO FREIRE E LEIA PARA A TURMA EM VOZ ALTA.
MATEMÁTICA:
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Atividade em grupo.
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Atividade em grupo.
Roda de conversa.
.Exibição do vídeo:
Avaliação:
>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
AULA DE QUINTA-FEIRA, 12 DE DEZEMBRO DE 2024.
Habilidades:
(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
Objetivo:
Desenvolver a leitura e a expressão de ideias, incentivar a reflexão e expressão oral.Explorar formas geométricas e conceitos matemáticos simples, como contagem e organização.
Trabalhar valores e a reflexão sobre como os sonhos podem se transformar em ações concretas.
Atividade permanente.
Sorteio do ajudante do dia.
OraçãoLeitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.Chamadinha.Cantinho da leitura.Correção da atividade de casa.
Oração
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Componente curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA.
> PROJETO FREIRIANO.
MATEMÁTICA:
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Aula explicativa.
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Aula explicativa.
Avaliação:
>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
AULA DE SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2024.
Habilidades:
(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.(EF12EF04) Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.
Objetivo:
Desenvolver a leitura e a expressão de ideias, incentivar a reflexão e expressão oral.Explorar formas geométricas e conceitos matemáticos simples, como contagem e organização.
Desenvolver a expressão artística por meio de desenhos, pinturas e colagens.Desenvolver a expressão corporal e o trabalho em grupo, promovendo a criatividade e o movimento.
Atividade permanente.
Sorteio do ajudante do dia.
OraçãoLeitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.Chamadinha.Cantinho da leitura.Correção da atividade de casa.
Oração
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Componente curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA.
> PROJETO FREIRIANO.
Roda de conversa no cantinho da leitura
MATEMÁTICA:
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Aula explicativa.
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Aula explicativa.
EDUCAÇÃO FÍSICA:
Avaliação:
>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
AULA DO SÁBADO LETIVO, 14 DE DEZEMBRO DE 2024.
Habilidades:
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.(EF12EF04) Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
Objetivo:
Trabalhar a observação e a exploração do ciclo da vida das plantas, relacionando com o cuidado dos sonhos.Desenvolver a expressão artística por meio de desenhos, pinturas e colagens.Desenvolver a expressão corporal e o trabalho em grupo, promovendo a criatividade e o movimento.
Atividade permanente.
Sorteio do ajudante do dia.
OraçãoLeitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.Chamadinha.Cantinho da leitura.Correção da atividade de casa.
Oração
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Componente curricular:
CIÊNCIAS:>O CICLO DAS PLANTAS.
Roda de conversa.
ARTE: >EXPRESSÃO ARTÍSTICA.Pintura recorte e colagem.Faça em uma cartolina seu jardim dos sonhos e apresente para a turma.
EDUCAÇÃO FÍSICA:
Avaliação:
>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Comentários
Postar um comentário