AULA DE SEGUNDA-FEIRA, 02,3,4,5,6,9,10,11,12,13, 14, DE DEZEMBRO DE 2024.

 

Habilidades:  

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
(EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

Objetivo: .

Introduzir o livro O Menino que Lia o Mundo e sua relação com os sonhos.
Explorar o conceito de sonhos e a construção do "Jardim dos Sonhos".
Estimular a criatividade através de diversas formas de expressão (oral, artística e corporal).
Explorar formas geométricas e conceitos matemáticos simples, como contagem e organização.
Refletir sobre o mundo ao redor, relacionando o que é real e imaginário.

Atividade permanente.

Sorteio do ajudante do dia.
Oração
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Chamadinha.
Cantinho da leitura.
Correção da atividade de casa.





Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA.

PROJETO FREIRIANO, JARDIM DOS SONHOS

Leitura compartilhada.


 Iniciar a leitura do livro O Menino que Lia o Mundo. Discutir as imagens e as palavras que formam a narrativa.

Perguntar: “O que é um sonho? O que pode acontecer no  jardim dos sonhoso dos sonhos?”






MATEMÁTICA:
>JARDIM DOS SONHOS E AS FORMAS GEOMÉTRICAS
Atividade em grupo.

As crianças irão desenhar formas geométricas (círculos, quadrados, triângulos) e formar um jardim com essas formas.





>HISTÓRIA
>O MUNDO AO REDOR

 Roda de conversa.

Conversar sobre o mundo real e o mundo imaginário. Como o menino do livro "lia" o mundo? Quais são os lugares que ele "via" e como isso se relaciona com seus sonhos?

Avaliação:

>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.



  AULA DE TERÇA-FEIRA, 03 DE DEZEMBRO DE 2024.

Habilidades:  

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.


Objetivo: .

Desenvolver a leitura e a expressão de ideias, incentivar a reflexão e expressão oral.
Explorar formas geométricas e conceitos matemáticos simples, como contagem e organização.
Explorar conceitos de lugares, espaço e imaginação.

Atividade permanente.

Sorteio do ajudante do dia.
Oração
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Chamadinha.
Cantinho da leitura.
Correção da atividade de casa.





Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA.

> JARDIM DOS SONHOS

Representação por meio de desenho.

As crianças desenham ou escrevem sobre o que imaginam ser o seu "Jardim dos Sonhos".








MATEMÁTICA:
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Atividade em grupo.

Contagem das "sementes dos sonhos" (cartões com desenhos ou palavras representando desejos), relacionando com a matemática e a ideia de quantidade e organização.





GEOGRAFIA:
>O MUNDO AO REDOR

 Roda de conversa.

Desenho coletivo de um "mapa do Jardim dos Sonhos", onde cada criança desenha um lugar especial no mundo dos sonhos.


Avaliação:

>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.


AULA DE QUARTA-FEIRA, 04 DE DEZEMBRO DE 2024.

Habilidades:  

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.


Objetivo: 

Desenvolver a leitura e a expressão de ideias, incentivar a reflexão e expressão oral.
Explorar formas geométricas e conceitos matemáticos simples, como contagem e organização.
Trabalhar a observação e a exploração do ciclo da vida das plantas, relacionando com o cuidado dos sonhos.

Atividade permanente.

Sorteio do ajudante do dia.
Oração
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Chamadinha.
Cantinho da leitura.
Correção da atividade de casa.





Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA.

> JARDIM DOS SONHOS

Atividade em grupo.

Uma criança estoura um balão, e desafia um colega para ler o que tem no papel

DITADO ESTOURADO.





MATEMÁTICA:
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Atividade em grupo.







CIÊNCIAS:
>O CICLO DAS PLANTAS.

 Roda de conversa.


Criar uma representação artística do ciclo da planta, utilizando materiais diversos (papel, algodão, tintas).

Avaliação:

>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.



AULA DE QUINTA-FEIRA, 05 DE DESEMBRO DE 2024.

Habilidades:  

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.


Objetivo: 

Desenvolver a leitura e a expressão de ideias, incentivar a reflexão e expressão oral.
Explorar formas geométricas e conceitos matemáticos simples, como contagem e organização.
Trabalhar valores e a reflexão sobre como os sonhos podem se transformar em ações concretas.

Atividade permanente.

Sorteio do ajudante do dia.
Oração
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Chamadinha.
Cantinho da leitura.
Correção da atividade de casa.





Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA.

> PROJETO FREIRIANO.

Leitura compartilhada.

.OBSERVE A IMAGEM.

MARQUE COM UM X. A IMAGEM ACIMA É.

(  ) UM LIVRO                 (  ) UM CONVITE


MATEMÁTICA:
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Aula explicativa.










ENSINO RELIGIOSO:
>SONHOS E VALORES.
Roda de conversa.

 como os sonhos podem ser também valores importantes como a paz, o respeito e a amizade.

Perguntar: "Como os nossos sonhos podem ajudar a construir um mundo melhor?"



Avaliação:
>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.




AULA DE SEXTA-FEIRA, 06 DE DESEMBRO DE 2024.

Habilidades:  

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF12EF04) Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.

Objetivo: 

Desenvolver a leitura e a expressão de ideias, incentivar a reflexão e expressão oral.
Explorar formas geométricas e conceitos matemáticos simples, como contagem e organização.
Desenvolver a expressão artística por meio de desenhos, pinturas e colagens.
Desenvolver a expressão corporal e o trabalho em grupo, promovendo a criatividade e o movimento.

Atividade permanente.

Sorteio do ajudante do dia.
Oração
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Chamadinha.
Cantinho da leitura.
Correção da atividade de casa.





Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA.

> PROJETO FREIRIANO.

Leitura compartilhada.

FAÇA UMA LISTA DO QUE VOCÊ IMAGINA NO SEU JARDIM DOS SONHOS. COMPARE COM AS DOS COLEGAS.




MATEMÁTICA:
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Aula explicativa.

PROCURE AO SEU REDOR AS FORMAS GEOMETRICAS E REGISTRE A QUANTIDADE NO CADERNO.










 ARTE: 
>EXPRESSÃO ARTÍSTICA.
Pintura recorte e colagem.
Realizar uma atividade de pintura ou colagem do "Jardim dos Sonhos" de cada criança, representando seus sonhos e desejos.

EDUCAÇÃO FÍSICA:

> MOVIMENTO E EXPLRESSÃO CORPORAL
Atividade coletiva, em que as crianças participam de uma brincadeira de grupo para "plantar" os sonhos e movê-los de maneira simbólica pelo espaço (como se fossem flores que crescem).

Avaliação:

>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.




AULA DE SEGUNDA-FEIRA, 09 DE DEZEMBRO DE 2024.



Habilidades:  

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
(EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

Objetivo: 

 Estimular a imaginação e a narrativa oral.
Explorar formas geométricas e conceitos matemáticos simples, como contagem e organização.
Refletir sobre o mundo ao redor, relacionando o que é real e imaginário.

Atividade permanente.

Sorteio do ajudante do dia.
Oração
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Chamadinha.
Cantinho da leitura.
Correção da atividade de casa.





Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA.

> CONSOLIDANDO OJARDIM DOS SONHOS

Leitura compartilhada.

 Leitura das partes finais do livro, reforçando como o menino imagina um mundo cheio de possibilidades.






MATEMÁTICA:
>JARDIM DOS SONHOS E AS FORMAS GEOMÉTRICAS
Confecção de cartazes.

As crianças irão desenhar formas geométricas (círculos, quadrados, triângulos) e formar um jardim com essas formas.





>HISTÓRIA
>O MUNDO AO REDOR

 Roda de conversa.

Desenho coletivo de um "mapa do Jardim dos Sonhos", onde cada criança desenha um lugar especial no mundo dos sonhos.


AULA DE TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2024.

Habilidades:  

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.


Objetivo: 

Desenvolver a leitura e a expressão de ideias, incentivar a reflexão e expressão oral.
Avaliar o aprendizado, refletir sobre o processo de construção coletiva e reforçar a importância dos sonhos.
Explorar formas geométricas e conceitos matemáticos simples, como contagem e organização.
Explorar conceitos de lugares, espaço e imaginação.

Atividade permanente.

Sorteio do ajudante do dia.
Oração
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Chamadinha.
Cantinho da leitura.
Correção da atividade de casa.





Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA.

> JARDIM DOS SONHOS

Roda de conversa.

Apresentação do mural do "Jardim dos Sonhos" para a turma e reflexão coletiva sobre a importância de cuidar dos sonhos.








MATEMÁTICA:
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Atividade em grupo.

Contagem das "sementes dos sonhos" (cartões com desenhos ou palavras representando desejos), relacionando com a matemática e a ideia de quantidade e organização.





GEOGRAFIA:
>O MUNDO AO REDOR

 Roda de conversa.

Retomada da atividade anterior.
Criar  coletivo de um "mapa do Jardim dos Sonhos", onde cada criança desenha um lugar especial no mundo dos sonhos.


Avaliação:

>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.




AULA DE QUARTA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2024.

Habilidades:  

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.


Objetivo: 

Desenvolver a leitura e a expressão de ideias, incentivar a reflexão e expressão oral.
Explorar formas geométricas e conceitos matemáticos simples, como contagem e organização.
Trabalhar a observação e a exploração do ciclo da vida das plantas, relacionando com o cuidado dos sonhos.

Atividade permanente.

Sorteio do ajudante do dia.
Oração
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Chamadinha.
Cantinho da leitura.
Correção da atividade de casa.





Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA.

> JARDIM DOS SONHOS

Leitura compartilhada.


ENCONTRE 3 MENSAGENS DE PAULO FREIRE E LEIA PARA A TURMA EM VOZ ALTA.






MATEMÁTICA:
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Atividade em grupo.









CIÊNCIAS:
>O CICLO DAS PLANTAS.

 Roda de conversa.

.Exibição do vídeo:


(Atividade impressa)



Avaliação:

>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.


AULA DE QUINTA-FEIRA, 12 DE DEZEMBRO DE 2024.


Habilidades:  

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.


Objetivo: 

Desenvolver a leitura e a expressão de ideias, incentivar a reflexão e expressão oral.
Explorar formas geométricas e conceitos matemáticos simples, como contagem e organização.
Trabalhar valores e a reflexão sobre como os sonhos podem se transformar em ações concretas.

Atividade permanente.

Sorteio do ajudante do dia.
Oração
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Chamadinha.
Cantinho da leitura.
Correção da atividade de casa.





Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA.

> PROJETO FREIRIANO.

Criar histórias baseadas nos sonhos e desejos.Consolidar o trabalho com a turma, tornando o Jardim dos Sonhos um espaço coletivo.





MATEMÁTICA:
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Aula explicativa.








ENSINO RELIGIOSO:
>SONHOS E VALORES.
Roda de conversa.
 Contação de história religiosa que envolva sonhos e esperança (por exemplo, história de São Francisco de Assis ou outros exemplos de figuras que sonhavam com um mundo melhor).


Avaliação:

>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.


AULA DE SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2024.

Habilidades:  

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF12EF04) Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.

Objetivo: 

Desenvolver a leitura e a expressão de ideias, incentivar a reflexão e expressão oral.
Explorar formas geométricas e conceitos matemáticos simples, como contagem e organização.
Desenvolver a expressão artística por meio de desenhos, pinturas e colagens.
Desenvolver a expressão corporal e o trabalho em grupo, promovendo a criatividade e o movimento.

Atividade permanente.

Sorteio do ajudante do dia.
Oração
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Chamadinha.
Cantinho da leitura.
Correção da atividade de casa.





Componente curricular:

LÍNGUA PORTUGUESA.

> PROJETO FREIRIANO.

Roda de conversa no cantinho da leitura

Contação de história sobre o "Jardim dos Sonhos.





MATEMÁTICA:
>FORMAS GEOMÉTRICAS
Aula explicativa.















 ARTE: 
>EXPRESSÃO ARTÍSTICA.
Pintura recorte e colagem.
Recortar papel crepom para montar flores para decoração da sala de aula para finalizar oPprojeto Freiriano.

EDUCAÇÃO FÍSICA:

MOVIMENTO E EXPLRESSÃO CORPORAL
Atividade em grupo.

Participar de uma brincadeira de grupo para "plantar" os sonhos e movê-los de maneira simbólica pelo espaço (como se fossem flores que crescem). 

Avaliação:

>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.


AULA DO SÁBADO LETIVO, 14 DE DEZEMBRO DE 2024.

Habilidades:  


(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF12EF04) Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.
(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Objetivo: 

Trabalhar a observação e a exploração do ciclo da vida das plantas, relacionando com o cuidado dos sonhos.
Desenvolver a expressão artística por meio de desenhos, pinturas e colagens.
Desenvolver a expressão corporal e o trabalho em grupo, promovendo a criatividade e o movimento.


Atividade permanente.

Sorteio do ajudante do dia.
Oração
Leitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Chamadinha.
Cantinho da leitura.
Correção da atividade de casa.





Componente curricular:

CIÊNCIAS:
>O CICLO DAS PLANTAS.

 Roda de conversa.

O espaço da sala ou do pátio da escola é delimitado como o "Jardim dos Sonhos". As crianças são divididas em equipes e devem "plantar" seus sonhos (representados por objetos, cartões ou figuras que foram desenhadas nas aulas anteriores).Prender as cartinhas que as crianças escreveram na a´rvore dos sonhos.

ARTE: 
>EXPRESSÃO ARTÍSTICA.
Pintura recorte e colagem.
Faça em uma cartolina seu jardim dos sonhos e apresente para a turma.

EDUCAÇÃO FÍSICA:

MOVIMENTO E EXPLRESSÃO CORPORAL
Atividade em grupo.
Consolidando o projeto com apresentação : Nas ondas da leitura.


Avaliação:

>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE DE QUAR.QUIN. E SEXTA-FEIRA,10,11e 12, DE JULHO DE 2024.

AULA DE SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2024. TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2024.

ATIVIDADE DE QUINTA-FEIRA,22 DE AGOSTO DE 2024.