AULA DE SEGUNDA-FEIRA, 16 . TERÇA, 17. QUARTA-FEIRA, 18. QUINTA, 19 E SEXTA, 20 DE DEZENBRO DE 2024.
Habilidades:
Objetivo: .
Atividade permanente.
Sorteio do ajudante do dia.
OraçãoLeitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.Chamadinha.Cantinho da leitura.Correção da atividade de casa.
Oração
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Componente curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA.
> GÊNERO CANTIGA NATALINA
Atividade em grupo.
Música: Sapatinho de Natal
Acompanhe a música.
Acompanhe a música.
>NÚMEROS
Atividade em grupo.
Roda de conversa.
Avaliação:
>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Habilidades:
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças
entre sons de sílabas mediais e finais.(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.(EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.
Objetivo:
• Desenvolver a leitura de um texto relacionando aquilo que está sendo lido em voz alta com as palavras escritas.• Compreender números naturais até 100.• Identificar as características de seus
lugares de vivência.
Atividade permanente.
Sorteio do ajudante do dia.
OraçãoLeitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.Chamadinha.Cantinho da leitura.Correção da atividade de casa.
Oração
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Componente curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA.
> GÊNERO CANTIGA NATALINA
Leitura em grupo.
(Atividade em cartolina)
MATEMÁTICA:
>NÚMEROS
Atividade em grupo.(Atividade impressa)
>NÚMEROS
Atividade em grupo.
>GEOGRAFIA:
> CANTIGA NATALINA Representação por meio de desenho.
Onde foi deixado o sapatinho? _____________________
Represente por meio de um desenho ou reconte a história.
Avaliação:
>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
AULA DE QUARTA-FEIRA, 18 DE DEZEMBRO DE 2024.
Habilidades:
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferençasentre sons de sílabas mediais e finais.(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
Objetivo:
• Desenvolver a leitura de um texto relacionando aquilo que está sendo lido em voz alta com as palavras escritas.• Ler e interpretar gêneros textuais•Elaborar situações-problema a partir de informações presentes em uma imagem.• Falar sobre o crescimento das plantas, especialmente das árvores de Natal, e como elas se adaptam ao clima frio.
Atividade permanente.
Sorteio do ajudante do dia.OraçãoLeitura do alfabeto cantado.Leitura dos números de 0 a 100Cantiga dos dias da Semana.Calendário.Chamadinha.Cantinho da leitura.Correção da atividade de casa.
Componente curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA.
> GÊNERO TEXTUAL MÚSICA.
Leitura individual.
Ouça com atençaõ a professora e faça a interpratação do texto na atividade impressa.(Atividade impressa)
MATEMÁTICA:>NÚMEROSAtividade em grupo.
Observe as imagens natalinas na entrada da escola.
Quantos papai Noel?Quantas arvores de natal?Quantas mensagens natalinas?
> COMO AS PLANTAS CRESCEM NO INVERNORoda de conversa com a professora sobre as decorações das árvores no natal.
Explique que no Natal, muitas pessoas decoram uma árvore, como o pinheiro, mas poucas sabem que o pinheiro é uma árvore que consegue sobreviver ao inverno.Coloque os galhos ou mini pinheiros em copos com água e explique que, mesmo no inverno, as árvores ainda estão vivas e precisam de água.
Para casa. Com a ajuda da familia registre um momento juntos em uma árvore e outra em uma árvore de natal. Observe qual das duas tem vida e precisa de água para sobreviver.
Avaliação:
>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
QUINTA-FEIRA, 19 DE DEZEMBRO DE 2024.
Habilidades:
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças
entre sons de sílabas mediais e finais.(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.(EF01ER06) Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.
Objetivo:
• Desenvolver a leitura de um texto relacionando aquilo que está sendo lido em voz alta com as palavras escritas.• Ler e interpretar gêneros textuais• Reconhecer fatos básicos da adição.• Explorar e compreender o significado e a importância do Natal.
Atividade permanente.
Sorteio do ajudante do dia.
OraçãoLeitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.Chamadinha.Cantinho da leitura.Correção da atividade de casa.
Oração
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Componente curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA.
> GÊNERO TEXTUAL MÚSICA.
MATEMÁTICA:
>NÚMEROS
Aula explicativa.
>NÚMEROS
Aula explicativa.
> O NATALInvestigação do conhecimento prévio.
1. O que celebramos em 25 de dezembro?
2. Circule as palavras relacionadas ao natal.
3. O natal é um momento especial em que celebramos o nascimento:
( ) de Maria.
( ) do Papai Noel.
( ) de Jesus Cristo.
4. Pinte os símbolos que representam o natal.
5. Ajude o papai Noel a levar alegria às crianças nesse natal traçando o caminho correto.
Avaliação:.
>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
SEXTA-FEIRA, 20 DE DEZEMBRO DE 2024.
Habilidades:
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças
entre sons de sílabas mediais e finais.(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.(EF15AR08) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.(EF12EF12) Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas.
Objetivo:
• Expressar conhecimentos dobre o tema de um texto lido.• Utilizar a luva de Natal como um recurso para contar uma história, estimulando a participação das crianças, tanto pela escuta quanto pela interação com a história.• Revisar e praticar o reconhecimento de números e quantidades, além de estimular o raciocínio lógico e a atenção, através do jogo de bingo.• Trabalhar a dramatização de uma cena natalina.• Explorar o ritmo e o movimento corporal ao som de músicas natalinas, estimulando a coordenação motora e a expressão criativa.
Atividade permanente.
Sorteio do ajudante do dia.
OraçãoLeitura do alfabeto cantado.
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.Chamadinha.Cantinho da leitura.Correção da atividade de casa.
Oração
Leitura dos números de 0 a 100
Cantiga dos dias da Semana.
Calendário.
Componente curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA.
> CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Leitura pela professora.
Peça para as crianças sentarem em círculo, criando um ambiente aconchegante e de escuta. Explique que, durante a história, elas precisam prestar atenção aos sons, gestos e palavras da narração. Incentive a imaginação, dizendo que a história é cheia de magia e surpresas.
Após a história, pergunte às crianças o que elas acharam.
MATEMÁTICA:
>NÚMEROS
Bingo.
Explique que as crianças irão jogar bingo com números, mas com uma temática de Natal. As cartelas terão números que as crianças devem marcar quando ouvirem o número correspondente sorteado. Fale sobre as regras simples do bingo:
>NÚMEROS
Bingo.
O que vocês acharam do jogo de bingo de Natal?
> DANÇA.Exibição de música, vídeos e fotos.
Incentive as crianças a sentirem o ritmo e a se moverem de maneira livre e criativa, seja com passos de dança, batendo palmas, ou movimentando os braços.Finalizar a música, conversando com as crianças e perguntar sobre como se sentiram ao dançar e se mover ao ritmo das músicas natalinas. O que mais gostaram de fazer: pular, dançar ou fazer movimentos com os lenços?ARTE:
Agora, peça para as crianças se moverem ao som da música. Elas podem dançar livremente, mas também podem seguir comandos de movimento baseados na música. Por exemplo:Quando a música estiver rápida, elas podem correr ou saltita. Quando a música estiver lenta, elas podem fazer movimentos suaves, como balançar os braços.Utilize imagens ou cartões com movimentos específicos (ex: uma estrela, um sino, um presente), e peça para as crianças interpretarem esses símbolos com o corpo durante a música.
Avaliação:
>Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
Comentários
Postar um comentário